top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Encontro com a memória

Buenos Aires. Uma cidade marcada por sofrimentos. Uma cidade conhecida como centro de dança.



Bora conferir algumas das atrações dos bairros Recoleta e Belgrano??

Recoleta

Recoleta é um bairro nobre de Buenos Aires, e seus imóveis estão entre os mais valorizados da cidade. Seu nome é derivado do Convento dos Padres Recoletos, membros da ordem franciscana que se instalaram na região no início do século XVIII.


O coração do bairro é o Cemitério da Recoleta, pois ali estão muitos dos principais protagonistas da história da Argentina, como os presidentes, escritores, ganhadores do Prêmio Nobel, atletas e empresários. Muito conhecido por ser um dos cemitérios mais visitados do mundo, ele foi construído em 1822 como o primeiro cemitério público da cidade.


Ao lado do Cemitério está o Centro Cultural Recoleta, inaugurado em 1980, no qual oferece exposições, espetáculos de música, dança e teatro, entre outros. Antigamente, o edifício já foi um convento, prisão e asilo. O Centro Cultural é considerado Monumento Histórico Nacional desde 1948.


Há mais de 30 anos, em frente ao Centro Cultural, aos finais de semana e feriados, se realiza a Feirinha de Artesanato da Recoleta. Ela oferece desde bijuterias e acessórios de moda, até artigos de couro, prata, vidro, madeira e cerâmica, entre outros. Também acontece apresentações ao ar livre de malabaristas, teatro de bonecos, mímicos, palhaços e estátuas vivas.


Próximo ao cemitério está o Recoleta Mall, um shopping inagurado em 2011. Também conhecido como Village de Recoleta, ele conta com apenas 75 lojas, porém em sua maioria de marcas famosas e caras, como Levi’s, Timberland, Lacoste e Brooksfield, e ainda conta com uma lanchonete em estilo retrô, a Muu Lecheria.


Outro centro de compras de Recoleta é o Buenos Aires Design, um shopping voltado a construção, equipamentos, design e decoração. Ele também conta com um Hard Rock Café, inaugurado em 1995.


A Floralis Generica é uma escultura em formato de flor de 20 metros e 18 toneladas, localizada na Praça Naciones Unidas, no qual foi doada pelo seu autor, o arquiteto argentino Eduardo Catalano. Inaugurada em 2002, a escultura é uma homenagem a todas as flores, e se trata da projeção de um sonho do seu criador, o de construir uma estrutura em grande escala que mostre o dinamismo de nosso tempo. Ela possui um mecanismo que permite que suas pétalas se abrem e se fechem de acordo com a hora do dia, controlada por um sistema hidráulico e células fotoelétricas.


El Ateneo Grand Splendid é uma livraria aberta em 2000. Antigamente, em seu edifício funcionava o Teatro Grand Splendid, construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann. Depois de receber diversos espetáculos de tango, o local, em 1926, se transformou em um cinema, e assim funcionou por 70 anos. A livraria conta com cinco andares (o térreo, três galerias e um subsolo que fica a seção infantil) e mais de 120 mil obras dos mais variados gêneros. Sua entrada é gratuita. Se quiser saber mais, acesse o site.


El Ateneo Grand Splendid. Foto via Turismo Buenos Aires

Outros pontos de destaque do bairro são Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA, museu criado em 1895, em sua coleção contêm obras de diferentes séculos retratando, principalmente, a história da Argentina. Sua entrada é gratuita), Museo Participativo de Ciencias Pohibido No Tocar (museu de ciências, que aborda temas como percepção visual, tecnologia, eletricidade, música, ondas e sons) e o Palais de Glace (edifício construído há mais de 100 anos para ser uma pista de patinação no gelo, e hoje é sede de exposições de arte e fotografia).


Belgrano

Belgrano é outro bairro nobre de Buenos Aires, e seu nome é em homenagem ao General Belgrano, autor da bandeira argentina.


Alguns lugares importantes de Belgrano são a Paróquia da Inmaculada Concepción (conhecida popularmente de La Redonda, foi inaugurada em 1878 e possui uma cúpula de 20 metros de diâmetro), a Plaza General Manuel Belgrano (uma praça que possui o monumento do General inaugurado em 1961, esculturas ‘La Tres Gracias’ e uma feira de artesanato aos finais de semana e feriados) e o Museo de Arte Español Enrique Larreta (o museu conta com uma importante coleção de obras, como móveis, cerâmicas, armas e livros, desde a Idade Média até o século XX, que pertenceu ao escritor argentino Enrique Larreta há mais de 100 anos).


O bairro é sede do Estádio Monumental de Nuñez, clube do River Plate, um dos mais tradicionais clubes do país. Inaugurado em 1938, o estádio já recebeu diversas competições importantes, como o Campeonato Sul-Americano, a Libertadores e a Copa América. Também já recebeu jogos da seleção argentina de rugby, o Jogos Pan-Americanos de 1951, e shows, como Rolling Stones, David Bowie, Michel Jackson, Madonna, U2, Lady Gaga, entre outros.


O Estádio Nuñez abriga o Museo River Plate, no qual conta a história de mais 110 anos do Clube Atlético River Plate, e contém camisetas, troféus, bolas, fotos, vídeos e muito mais. Para saber mais, acesse o site.


A Chinatown Portenha ou Barrio Chino foi criado na década de 1980, com o estabelecimento de famílias de imigrantes orientais, principalmente de Taiwan. A área possui uma variedade de lojas de objetos de decoração, restaurantes orientais, locais de mangá e anime.


O Parque de la Memoria homenageia as vítimas da ditadura, que ocorreu entre 1976 a 1983. O monumento foi inaugurado em 2007, ele possui um desenho de uma ferida aberta, com a intenção de recriar o esforço necessário para a construção de uma sociedade mais junta, e também deixar à mostra a ferida causada pela violência exercida pelo Estado.


Você sabia que existe um museu dos Beatles em Buenos Aires?? Fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page