top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Lorena!

Uma cidade que já foi chamada de Guaypacaré, Terra de Bento Rodrigues Caldeira, Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, para só depois ser chamada de Lorena. Bora lá?!



Sua história se inicia com um povoado junto ao Porto Guaypacaré em 1695, que davam apoio aos bandeirantes e viajantes na travessia do rio Paraíba, que estavam em busca de ouro em Minas Gerais.


Depois que foi construída, por meio de doações, uma capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade, em 1709, o povoado passou de “Terra de Bento Rodrigues Caldeira” à Freguesia de Nossa Senhora da Piedade.



Em 1788, a região deixa de ser freguesia, sendo elevada à Vila, passando a se chamar Lorena, em homenagem ao então Governador do Estado de São Paulo, Bernardo José Lorena, que decretou a sua elevação.


Já em 1856, a Vila de Lorena foi elevada oficialmente à Cidade de Lorena.



Lorena se desenvolveu muito no período da cafeicultura, depois se destacou na policultura, tendo destaque a cana-de-açúcar e o arroz. A cidade também teve grande contribuição à nobreza do Império, como por exemplo o Conde Moreira Lima.


Em 1925, houve uma retomada de progresso com a chegada de famílias mineiras, que transformaram as velhas propriedades rurais em fazendas de criação. Alguns anos depois, Lorena foi novamente prestigiada com a implantação da Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.


Lorena tem uma localização estratégica entre três dos principais centros consumidores do país, sendo São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Hoje, a cidade é um atrativo industrial e destaque como cidade universitária, com três universidades (USP, FATEA e UNISAL).


Escola de Engenharia de Lorena - USP. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

PONTOS TURÍSTICOS

Andando por Lorena, você vai encontrar o Santuário São Benedito, o Palacete Veneziano, a Catedral Nossa Senhora da Piedade, o Centro Memorial Padre Léo, e muito mais.


Palacete Veneziano. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Então se você quiser conhecer um pouquinho dessa cidade, te convido a assistir ao meu vídeo sobre a “Cidade das palmeiras imperiais”!!



OPINIÃO

Lorena é uma cidade que tem grande potencial para o turismo, com seus prédios históricos, suas igrejas e seus parques. Mas dois casarões históricos, o Solar Conde Moreira Lima e o Solar dos Azevedos, estão abandonados, deteriorados.


A cidade faz parte do Circuito Religioso, junto com Aparecida e Guaratinguetá, mas suas igrejas estavam fechadas no final de semana que fui para Lorena, então, infelizmente não pude conhece-las.


Não há muita informação, tanto da história de seus pontos turísticos, quanto os horários de funcionamento.


Bom, se você perguntar para mim o que eu achei da cidade... eu diria que fiquei com um mix de sentimentos... raiva, triste, indignação... mas também que a cidade tem muita história que deve ser valorizada.


Solar do Conde Moreira Lima. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Lorena!!


Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page