top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Melodia e harmonia em Nola

Atualizado: 11 de mai. de 2023

NOLA. Uma cidade muito além de um centro industrial. Uma cidade com muita melodia e harmonia!



Bora conferir as histórias de alguns dos bairros de Nova Orleans e de seus principais locais??

French Quarter

French Quarter (Quarteirão/Bairro Francês), inaugurado em 1718 (muito antes de NOLA pertencer ao Estados Unidos), é o bairro principal e mais tradicional da cidade, no qual fica a margem do Rio Mississippi.

Também conhecido como Vieux Carré (em francês), sua arquitetura tem estilo colonial europeu, com influência francesa e espanhola, dessa forma suas casas estão protegidas por regulamentos que impedem a demolição e reformas que alterem as características originais.

Por estar localizado em uma área alta da cidade, o bairro não sofreu danos pelo Furacão Katrina em 2005, no qual devastou grande parte da cidade.

Considerado um dos cartões postais da cidade, French Quarter é cenário de diversas lendas e histórias reais de assombração e muita magia. Conhecido pela intensidade da sua vida noturna, é possível encontrar no bairro as principais atrações de NOLA. Para saber mais, acesse o site.


Jackson Square e St. Louis Cathedral

Jackson Square foi inaugurada em 1721, sob o nome de Place d’Armes (Praça das Armas). Após a Batalha de Nova Orleans em 1815, a antiga praça militar foi renomeada para Jackson Square, em homenagem ao General Andrew Jackson. Reconhecido como Marco Histórico Nacional em 1960, por seu papel principal na história de NOLA e como o local em que Luisiana foi passada para o controle dos Estados Unidos.


St. Louis Cathedral, também conhecida como Catedral de São Luís (rei Luís IX da França), foi construída em 1720 na Jackson Square, praça central de Nova Orleans. A catedral original foi destruída durante o incêndio de 1788, sendo ampliada e reconstruída, e reinaugurada em 1850. Hoje, é considerada umas das catedrais mais antigas dos Estados Unidos. Para saber mais, acesse o site.


The Presbytère

The Presbytère, construído em 1791, está localizado ao lado da St. Louis Cathedral, e foi projetado para combinar com o Cabildo. Originalmente chamado de ‘Casa Curial’ (ou Casa Eclesiástica), foi construído no local da residência (ou presbytère) dos monges capuchinhos. Em 1911, o edifício arquitetônico se tornou parte do Louisiana State Museum, e foi declarado como Marco Histórico Nacional em 1970. Hoje, o museu contém duas exposições permanentes, no qual contam dois lados da história de Luisiana, uma de celebração (‘Mardi Gras’) e outra de resiliência (‘Vivendo com Furacões: Katrina e Além’). Quer saber mais, acesse o site.

The Cabildo

Também localizado ao lado da St. Louis Cathedral, o The Cabildo era sede da prefeitura colonial espanhola. O Cabildo original foi destruído em 1788, no ‘Grande Incêndio de Nova Orleans’, sendo reconstruído entre 1795 a 1799. Utilizado como local de cerimônia e transferência de Luisiana para o domínio americano, continuou sendo usado como sede da Suprema Corte do Estado de Luisiana. Em 1908, Cabildo se tornou casa do Louisiana State Museum, e desde então este marco histórico nacional tem a função de educar os visitantes sobre a história de Luisiana, apresentando peças, como documentos, pinturas e objetos em 3D. Para saber mais, acesse o site.


Bourbon Street

Bourbon Street é umas das principais ruas de French Quarter, e é muito conhecida pelos seus bares e baladas. Durante a noite, a rua fica fechada para os carros, permitindo que os frequentadores possam andar tranquilamente por ela. NOLA é a única cidade americana que permite o consumo de bebida alcoólica nas ruas. Além dos bares e baladas, na Bourbon Street é possível encontrar diversos restaurantes como pratos tradicionais da cidade, lojas de souvenires e de vodu.


Audubon Aquarium of the America

O Audubon Aquarium of the America, inaugurado em 1990, é administrado pelo Instituto Audubon, e especializado na vida marinha das Américas, como do Caribe, da Floresta Amazônica, do Rio Mississipi e do Golfo do México. Conta com mais de 3.600 animais de mais de 250 espécies, incluindo espécies ameaçadas, como pinguins africanos, e animais raros, como jacarés brancos. Em 2005, suas instalações sofreram danos causados pelo Furacão Katrina, embora as estruturas tenham sobrevivido, o Aquarium teve muitas quedas de energia e os geradores não aguentaram, resultando em uma grande perda de seus animais. Quer saber mais, acesse o site.


Preservation Hall

Preservation Hall foi um espaço em que bandas e públicos racialmente integrados compartilhavam músicas na Era Jim Cow (época de segregação racial no sul dos Estados Unidos). Localizado no French Quarter, hoje é um local de jazz, e está relacionado a uma banda, uma gravadora e uma fundação sem fins lucrativos, a Preservation Hall Foundation, no qual é dedicada aos projetos educacionais, como aulas particulares e apresentação de workshops. Para saber mais, acesse o site.

French Market

French Market é um mercado ao ar livre, semelhante aos mercados europeus, no qual oferece lojas de varejo, produtos locais, artesanato, restaurantes, e muito mais. O mercado iniciou em 1791, como um posto comercial nativo americano, depois evoluiu para um centro cultural e comercial de NOLA, quando foi aberto pelos colonos para navios e comerciantes de todo o mundo.

Nos três séculos seguintes, imigrantes abriram seus próprios negócios no French Quarter, desde açougues italianos a cafés africanos. Apenas no século XIX, o mercado obteve sua estrutura moderna, projetada pelo arquiteto afro-americano, Joseph Abeilard.

Originalmente, o mercado era chamado de ‘The Meat Shops’ ou ‘Meat Market’, pois era o único local do bairro que podia vender carne, porém, somente depois que a carne passou a ser vendida em outro local, ele mudou para o nome que é conhecido até hoje, French Market. Quer saber mais, acesse o site.


Garden District

Garden District é um bairro que nem todo turista conhece. As mansões é um dos pontos altos deste bairro, construídas entre 1830 a 1900, consideradas um dos melhores exemplos de arquitetura sulista americana da época.

O bairro recebeu este nome pelo fato de como as casas eram feitas, no início, elas eram construídas em grandes lotes, com imensos jardins. Com o passar dos anos, estes lotes foram sendo divididos, à medida que o centro de Nova Orleans se tornou mais urbano.

Declarado como Marco Histórico Nacional em 1974, hoje, o Garden District é um bairro residencial, mas com trecho na Magazine Street agitado, com restaurantes e cafés.


Lafayette Cemetery

Lafayette Cemetery, fundado em 1833, é um cemitério histórico de Garden District, foi o primeiro da cidade a ser planejado, e faz parte de um conjunto de 42 cemitérios da cidade. O seu nome leva em consideração a sua localização na antiga cidade de Lafayette, que foi anexada a Nova Orleans em 1852.

Um dos túmulos notáveis é de Harry T. Hays, um oficial (do Exército Americano que serviu na Guerra Mexicano-Americana) e general (que serviu no Exército Confederado durante a Guerra Civil Americana). O cemitério foi anexado ao Registro Nacional de Lugares Históricos em 1972, pela sua importância arquitetônica e sócio-histórico, e serviu de cenário para diversos filmes.



Faubourg Marigny

Faubourg Marigny é outro bairro histórico e boêmio de Nova Orleans, considerado um dos seus primeiros subúrbios.

The Marigny, como também é conhecido, era antes propriedade do milionário crioulo Bernad Xavier Phillippe, no qual era sua plantação familiar. Em 1994, o bairro foi anexado ao Registro Nacional de Lugares Históricos.

Visto como um dos bairros mais coloridos da cidade, com uma mistura de elementos do período colonial francês, espanhol e caribenhos, resultando em um estilo arquitetônico único. Hoje, Faubourg Marigny é lar do famoso Mardi Gras de Nova Orleans.


Frenchmen Street

Frenchmen Street é uma das ruas mais famosas de NOLA, no qual foi criada na década de 80, quando os músicos de jazz se cansaram do estilo de festa de Bourbon Street.

A rua contém residências, parques e comércios, porém a sua mais antiga e principal área está localizada em Faubourg Marigny, onde é possível encontrar diversos restaurantes, bares, lojas e galerias, e todos os estilos musicais imagináveis, desde de jazz até hip hop. Quer saber mais, acesse o site.

Está gostando da nossa viagem por Nova Orleans!?!?! Me conta nos comentários!!!


Fique ligado no próximo post do Bora Viajar!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page